03 .Condição natural do terreno

Olá Pessoal!

Hoje vamos falar sobre o Item 03 da nossa lista: Condição natural do terreno.

Pra quem não lembra. A lista está aqui.

Deixo o link aqui para quem quiser ver as outras duas dicas: Orçamento e Motivo.

A principal condição do terreno que você deve estar atento é sem dúvida a Topografia. Ela que muitas vezes torna-se aliada de nós arquitetos, por ser muito interessantes do ponto de vista arquitetônico, possibilitando diversas formas e muitas soluções criativas – como no projeto abaixo –  também pode trazer muita dor de cabeça se você não estiver preparado. Terrenos com declive tendem a ser bem mais caros na hora de construir, precisam de mais fundações e até mesmo o muro deverá ser mais reforçado. Lembre-se disso na hora de escolher.

piscinasuspensa4ced

Fonte da Imagem

Outro item importante é a largura do lote e a existência de árvores nativas. Aqui na minha cidade é praticamente impossível remover uma árvore nativa do terreno por questões ambientais. Caso a árvore prejudique ou dificulte a construção do seu projeto, fique atento! Talvez este não seja o terreno ideal.

Fique atento também se o lote possui algum recuo necessário devido à passagem de tubulações saneamento, ou se há proximidade com rios ou cursos d´água, tubulações e córregos. Existem leis que proíbem a construção de edificação muito próximas a estes itens.

E por último, mas não menos importante, observe o tipo de solo – se há muitas pedras na superfície do terreno, provavelmente será preciso fazer uma fundação mais profunda e mais cara, se há proximidade com rios ou cursos d´água, tubulações e córregos, solos alagados também aumentam os custos com a fundação, assim como solos arenosos. Caso você mesmo não consiga verificar, sugiro procurar o auxílio de um profissional, assim você evitará surpresas.

Espero estar ajudando! Não esqueça de nos seguir nas  redes sociais:
Instagram , Facebook e Pinterest

Beijos

Deixe um comentário